me enfronhando na música indígena novamente

Publicado: março 6, 2011 em Uncategorized

Depois de algum tempo meio distante da música indígena, agora me volto novamente para me enfronhar nesse assunto. Tenho que revisar um artigo que foi aceito para ser publicado na revista Vibrant http://www.vibrant.org.br/ – revista sensacional de Antropologia cujo editor é nada mais nada menos do que Peter Fry um antropólogo inglês militante e que vive no BRasil há um bom tempo).

Li os pareceres dos editores feliz da vida, porque, pela primeira vez, alguém realmente se interessou pelo meu trabalho acadêmico e comentou o mesmo COM critérios! Raridade total! pois nem mesmo orientadores e professores, que são as pessoas aptas a isso, costumam fazer esse tipo de coisa…

Fiquei feliz porque mesmo tendo passado 2 anos da minha defesa de mestrado, eu ainda tinha a sensação de que não tinha mostrado o tamanho esforço que foi fazer essa dissertação… algo totalmente solitário, em que ficamos imersos numa quantidade enorme de informações e ao mesmo tempo, precisando de um apoio externo que nunca chega. Então, agora é uma hora de colocar parte dessa pesquisa no circuito acadêmico “sério” e  tentar me sentir parte disso!

Meu artigo é sobre a Arte oral dos Paiter Suruí de Rondônia, cuja música ora parece fala, e a fala parece música. São vários os casos em que isso ocorre, mas os linguistas não prestam muita atenção nisso nem mesmo os antropólogos! Dai, fiquei sózinha nessa investigação… por que seria assim?  Que coisa linda é isso e que ninguém se toca. Será que estou ficando louca aqui nas minhas conjecturas todas?

Mas não, há quem se interesse por isso e espero que daqui em diante eu consiga continuar nas minhas pesquisas ainda mais porquê agora vou precisar revisar a parte indígena do meu livro Outras terras, outros sons, cujo primeiro volume será exatamente como abordar a música indígena nas escolas, assunto difícil de ser tratado pelos professores que tem uma formação, em geral, bem fraquinha em música em geral, o que dirá em música dos povos indígenas!  Tento fazer a minha parte. A ver se reverbera!

Deixe um comentário

