operação intramuros!

Publicado: fevereiro 8, 2008 em Musica, pesquisas, planeta som, textos
Tags:, , ,

OPERAÇÃO INTRAMUROS – Proponho no site Fluxos Musicais discutirmos temas que são normalmente escopo dos acadêmicos, antropologos, etnomusicologos, historiadores, semioticistas etc. Mas nesse espaço (www.fluxosmusicais.com) gostaria de discutir o papel da Etnomusicologia nos dias de hoje. Vejo quase sempre um preconceito dos pesquisadores com as formas atuais da música, porque são consideradas diluídas, poluídas de intervenções externas.Ramón Pelinski, etnomusicólogo argentino, nos propõe um olhar revelador sobre a pesquisa em música fazendo uma reavaliação de sua trajetória e dos pressupostos traçados pela academia. E certo momento, chega até a propor que a disciplina seja extinta! Vejo uma falta de ligação entre a realidade e o que se pesquisa, hiatos enormes que impedem que o que se estuda dentro das universidades venha a campo, reverbere na sociedade. Eu, sendo musicista ligada à pratica musical, mas também pesquisadora, observo as dificudades de acesso às pesquisas. Se não entrasse no circuito academico, eu estaria, hoje,,por fora de muita coisa legal que anda acontecendo. Mas por que, os intelectuais, de maneira geral, ficam tão alijados da propria realidade? São poucos aqueles que conseguem um diálogo com pessoas comuns da sociedade e que façam de seus estudos algo que possa ser compartilhado por todos, democraticamente. Vejo academicos se esbofeteando por verbas minguadas, por projetos que não saem do papel, de excelentes idéias que morrem antes de irem para prática, porque não conseguem dialogar entre seus pares, porque um da panela x e outra do grupo y… Isso denota uma certa falta de maturidade, segunrança no proprio taco ou excesso de arrogancia? Uma hora isso teria que acabar, não? Afinal de contas, boa parte desses pesquisadores estão vinculados às universidades públicas, e por isso, acho que temos o direito, como cidadãos, de requisitar que esses se reportem ao mundo do que andam fazendo. Então, com esse site, proponho um desafio de levar essas pesquisas, que ficam encerradas nos circulos acadêmicos, para o mundo real. Que elas sejam mais divulgadas e amplamente discutidas pela sociedade. Vamos implodir os muros da academia?

Anúncios
comentários
  1. Luiz disse:

    Belo site! Belo texto! Tenho algumas gravações de um grupo de música do Irã/Kurdistão chamado Kamkars, se tiver interesse, só falar! Abraços!

  2. Bárbara disse:

    Magda,
    Parabéns pelo site e trabalho(adorei a Orquestra Mediterrânea…lindo demais)…vejo que a ultima postagem faz tempinho jah….não deixa de atualizar, plis! =)
    Boas inpiraçoes!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s