world music não tem boas críticas

Publicado: abril 24, 2007 em Musica

Quando leio críticas sobre CDs de World Music na imprensa brasileira, morro de tristeza… Incrível como esse gênero é mal compreendido. Os jornalistas comentam com tamanha ironia sobre “sons étnicos” como se fossem menores ou menos importantes… não entendo o que se passa na cabeça deles… hoje mesmo, li na Rolling Stone um box falando sobre os CDs da Six Degrees e o tom da crítica é de matar… tudo bem que na World Music tem muita coisa ruim, mas é assim em qualquer gênero, seja ele o pop, o rock, a MPB!… nem tudo o que se produz é bom, há, com certeza, produto(re)s oportunistas na World Music… mas não se pode generalizar, jornalista que se preza, precisa conhecer a praia que está pisando, e tem que se informar sobre a World Music com mais seriedade. Normalmente, os grandes periodicos colocam criticos de Jazz ou de MPB para escrever uma matéria sobre World Music. O resultado quase sempre é desastroso. NUNCA no Brasil consegui ler uma crítica decente contendo bom conteúdo de algum CD de World Music… NUNCA!

 Pensanso nisso, escrevi um texto para um seminario na PUC que falava sobre o papel da World Music na musica atual. Está lá nos textos, apra quem quiser ler a respeito.

Anúncios
comentários
  1. Que triste ler isso…

    Ao tratar desses trabalhos, como o Mawaca, deveria haver certa admiração por pesquisa bem desenvolvida, por uma boa execução, cuidado com pronúncia, etc… Mas não, prevalece a ignorância, arrogância e o famoso espírito de superioridade de muitos jornalistas…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s