sobre a voz – pesquisa em andamento – aberta a comentários

Publicado: dezembro 23, 2006 em pesquisas, textos

ORALIDADES –  OS DIVERSOS SONS DA VOZ

*obs. pesquisa em andamento – aberta a comentários.

Estou investigando as várias possibilidades da voz de forma mais acadêmica. Depois de ovir muuuuita coisa, muita gente cantando das mais diferentes formas, com os timbres mais estranhos, percebi que as classificações existentes  são bem confusas.. . gutural, por exemplo, dá margem para varias interpretações. Ninguem´, nem da fonoaudioloogia, nem da etnomusicologia, nem professores de canto, nem os próprios cantores, conseguem entrar num  acordo quanto à classificação das fomras de cantar. Baseando-me numa pesquisa realizada pelo Museu do Homem de Paris, eu trabalhei sobre estes dados, abaixo compilados sobre o que tenho ouvido. Se quiser ouvir os audios, favor contatar me no email: planeta.som@uol.com.br.

 

TIPOS DE EMISSÕES VOCAIS – oralidades e sons

1. Gritos, chamadas e interjeições – As ululações árabes berberes para

festas (li-li-li), choros fúnebres (caiapós, nambiquara, paraguaios), gritos de trabalho, exclamações do teatro nô, canto do muezzin nas mesquitas (oração muçulmana); cantos de caçada dos pigmeus africanos, o kecak balinês são formas de expressão vocal ancestrais. Seriam na visão musicológica tradicional, a matriz de toda expressão humana, geradora do canto.

2. Voz mesclada com a respiração – usa-se em muitas culturas a voz alternada com a respiração com a função de dar ritmo e/ou explorar os timbres. Exemplos: o canto Burundi ou dos tuaregues, os cantos de cura de Madagascar (hiperventilação leva ao transe), o canto para Alá do Quênia entre outros.

3. Voz falada, declamada e cantada – Diferentes tradições usam a voz falada e cantada como formas de expressão. Algumas culturas mesclam duas ou três formas. Veja por exemplo as recitações corânicas, as salmodias budistas, as declamações dos livros indianos como o Rig Veda ou até mesmo a fala de um pastor evangélico. Na cultura dos ciganos da Romênia, há um estilo musical que mistura as três formas.

 

4. Tessitura e registro vocal – No ocidente comenta-se da existência de apenas dois registros: a voz de cabeça e a de peito, mas há também o strohbass também conhecido como mecanismo zero e o assovio (whistle/mecanismo 3). Ex. os monges budistas e os xamãs tuvanos usam voz strohbass e ao mesmo tempo conseguem fazer soar os harmônicos agudos (que soam como flautinhas bem agudas). Os índios brasileiros e cantores da Nova Guiné usam o segundo registro: nasal e agudo. Usar dois registros é comum em algumas culturas: o yodel – não somente encontrado nos Alpes, mas também na Oceania, no Irã, na Albânia e África – costuma utilizar intervalos de sexta e sétimas com sílabas específicas para cada registro. Ao contrário do canto lírico, não se mascara a passagem de um registro para outro, deixa-se transparecê-la claramente e isso é propriamente o estilo yodel.

 

5. Cores e timbres – Há uma pobreza de vocabulário para expressar as diferentes nuances dos timbres vocais do mundo. É possível reconhecer de onde é uma canção ao ouvirmos um pequeno trecho de alguma canção vocal, mas nem sempre é possível explicar com palavras o que ouvimos. Há sons nasais e nasais! Há guturais e guturais!… Por exemplo, o canto gutural flamenco não soa semelhante ao canto gutural do povo Xhosa nem da Bretanha. Conseguimos identificar que são timbres diferentes, mas não há termos musicais ou técnicos que consigam explicar essas características de nasalidade ou guturalidade.

 

6. Ornamentação – Mais do que um simples ornamento sem função há muitos cantos em que a ornamentação é traço fundamental, isto é, faz parte da estrutura musical e define o estilo. Alguns vibratos na musica Sioux e da Mongólia são ornamentos de duas ou mais notas. O ornamento do dhrupad indiano usa a glote e interrompe o som por alguns segundos. Na música árabe em geral, são usados muitos os melismas (desenhos melódico-rítmicas sobre uma sílaba), além de trinados e vibratos que dão uma tonalidade totalmente diferente para as vozes que são características da cultura de origem persa.

7. Vozes e instrumentos e a imitação de instrumentos na voz – Há um número muito grande de técnicas que utilizam a voz juntamente com instrumentos de sopro, de cordas e instrumentos de percussão fazendo contrapontos e diálogos interessantes. Um bom exemplo são os didjeridus australianos (onde se canta dentro do instrumento); os pigmeus e as flautas da África Central. Mas há também o uso da voz imitando instrumentos, como scatting canadense (usado no jazz americano) e os cantos das mulheres berberes.

8. O uso de harmônicos

Tomando com base um som fundamental (também conhecido como harmônico 1) consegue-se configurar melodias usando os harmônico ultra-agudos. Essa técnica, conhecida como overtone consiste em explorar os harmônicos modificando o volume da boca e a posição da língua com vogais que se alternam. O som que excita essa emissão pode ser externo (como a gaita de boca/ jews harp ou um arco ou até mesmo um inseto! de papua guiné) ou interno que usa as próprias cordas vocais como é o caso dos cantores da Mongólia e da Sibéria, de Tuva e também do povo Xhosa na África.

 

PROCEDIMENTOS VOCAIS

 

1. DIAFONIA implica na sobreposição de diversas partes rítmicas em diferentes intervalos (geralmente terças, quartas ou quintas). As partes devem ficar paralelas (autêntica diafonia), mas também pode se desenvolver em direções opostas (movimento contrário) ou em direções oblíquas (uma é fixa enquanto a outra se move). Para se produzir as diferentes diafonias usam se alguns procedimentos tais como:

a. DRONE ou PEDAL é um som que se mantém quase sempre imóvel e é responsável por um tipo de polifonia de movimento oblíquo, ou seja, a nota mais grave permanece parada enquanto as outras se movimentam. O drone – que pode ser de uma nota só ou de várias – cria uma base para as outras vozes, como nas cerimônias bizantinas, ou nos cantos corsas e também na música clássica indiana onde o som base produzido pela tambura produz uma constante referência modal. O drone é muito usado também nos coros femininos do Leste Europeu: as mulheres búlgaras ficaram conhecidas pela sonoridade vocal causada pelo uso dos drones e dos intervalos de segundas causados pela sobreposição da melodia com os graves. Os cantos da Sardenha também utilizam o pedal vocal grave produzindo sonoridades interessantes.

 

b. ECOS E OVERLAPPING – Há cantos de Nova Guiné em que as mulheres cantam em eco, mas a última nota de mantém por mais tempo, então se acaba criando uma sobreposição de sons que podem ser altamente dissonantes provocando batimento de harmônicos (vide gamelões balineses).

 

c. OSTINATOS – são pequenas frases que se repetem constantemente criando um ritmo e uma base para improvisos ou novas aberturas vocais. Os ostinatos fazem a função, em alguns momentos, do drone ou se mesclam a eles, criando uma atmosfera musical totalmente diferente da música ocidental. São muito utilizados na música africana, na musica aborígine australiana, assim como nos cantos dos tenores (tradicionais da Sardenha no Mediterrâneo) onde o baixo e o tenor ficam repetindo em quintas paralelas as palavras ritmadas (ex.bimbaram bem barambum).

 

2. POLIFONIA – Na musicologia clássica ocidental a polifonia sempre foi classificada como uma técnica que vozes que se cruzam contrapontisticamente, no entanto, em outras culturas, há diferentes formas de polifonia que podem ser divididas dessa forma: A polifonia de tradição oral é conhecida no mundo todo e não é exclusiva do mundo europeu. Formas polifonias são encontradas em toda a África Sub Sahariana assim como na Oceania, nos mais recônditos cantos da Ásia.A polifonia corsa, é na realidade uma diafonia.

3. CANTO RESPONSORIAL refere-se a dois diferentes grupos vocais que se alternam e respondem um ao outro não necessariamente com a mesma melodia. Pode ser também o canto de um solista (que faz a chamada) e o coro responde com uma frase musical sempre igual. Não tem o senso rigoroso da polifonia e a intenção é coletiva, uma parte precisa da outra, ou seja, nenhum dos dois grupos representa a música totalmente por si só. Há necessariamente uma interação entre os dois grupos ou solista e grupo. Os países da África possuem um número infindável de temas responsoriais que acabaram por gerar o gospel norte-americano.

 

4. CÂNONE é uma forma contrapontística caracterizada pela repetição da mesma melodia alguns compassos depois criando uma imitação sucessiva possibilitando harmonias. O cânone é um procedimento muito comum nas culturas tradicionais, mas foi também muito utilizado por compositores da musica erudita ocidental embora com resultantes sonoras bem diferentes. Fazer diferenciação do cânone ‘mozartiano’ e do cânone livre.

 

 

Anúncios
comentários
  1. Falsete disse:

    Olá, eu gostaria de saber, se existe o falsete feminino e se não, o porque?

    obrigado.

  2. Cyran Costa disse:

    Oi Magda, como vai esta sua pesquisa?

    Gostaria de saber mais sobre esse assunto,
    principalmente saber se teria a possibilidade ouvir exemplos em audio.
    Valeu!
    Cyran

  3. Cuca Medina disse:

    Olá Magda!
    Parabéns por sua iniciativa!
    Também busco conhecer mais sobre diferentes manifestações da voz humana, em diferentes culturas.
    Gostaria muito de ouvir os exemplos que citas.
    Agradeço a atenção,
    Cuca

  4. Karla disse:

    Oi Magda!!Nossa!Muito boa sua pesquisa!Sou estudante de cantoe faço parte de um projeto que estuda a música dos povos do mundo inteiro.Adoraria ficar a par de suas descobertas,e gostaria muito de ouvir as músicas que vc se referiu em sua pesquisa. Muito obrigada e um abraço!
    Karla

  5. simone essi disse:

    ola magda
    muito legal sua inciativa
    adoro esse assunto

    gostaria de ouvir os exemplos e fiacr a par de suas novas descobertas

    muito obrigada
    s.

  6. Uliana disse:

    Olá, Magda!
    Estou, como cantora, compositora, ou professora de canto, sempre muito interessade sobre tudo relacionado à voz humana. Gostaria imensamente de ouvir os exemplos. E vamos trocar figurinhas! Acho que vc se lembra de mim. Visite meu link acima!
    Abraço!

  7. Débora disse:

    Olá magda! Gostaria de saber se vc possui esses exemplos de música citados acima. Como por exemplo, cantos de cura de madagascar, entre outros citados? Se vc tem, será possível me enviar? Estou preparando um trabalho sobre voz,´pra ser entregue sexta-feira dessa semana e quero levar uns exemplos desse estilo musical. Meu e-mail alisgravenil@yahoo.com.br. Desde já muito agradecida!!!

  8. Zamfir disse:

    Ola Magda, muito bacana a pesquisa. Eu também sou pesquisador da area do canto, porem de um foco um pouco diferente. Mantenho minha pesquisa ja a quase 6 anos, se não me falha a memoria e ainda há um longo caminho.

    Comentando apenas por deixar meu apoio moral.
    Grande sucesso1

  9. nathan disse:

    ACREDITE SE VC QUIZER…VC PODE FAZER 6,00 REAIS VIRAR 6,000,00 REAIS OU MAIS
    AVISO QUE O TEXTO É UM POUCO LONGO, MAS ELE PODERÁ MUDAR A SUA VIDA!
    Este programa permanece próspero por causa da honestidade, obediência e
    integridade dos participantes. Aqui estão os três passos fáceis para sucesso:
    Transforme R$ 6,00 em R$ 6.000,00
    Não custa Nada! Nem precisa envelopar nada! Nem Visitar nenhum site
    comercial! “COMO GANHAR MUITO DINHEIRO COM A INTERNET”
    Veja o relato de uma pessoa que acreditou no programa:
    Meu nome é Elias sou um pequeno empresário. Em Junho de 2005, recebi pelo
    correio eletrônico uma informação inusitada. É claro, ela veio espontaneamente.
    Simplesmente pegaram meu nome/e-mail em algum cadastro de mala direta ou de
    algum provedor. Graças a Deus por isto! Depois de ter lido a informação, mal
    pude acreditar no que meus olhos
    tinham visto. Diante de mim estava uma estupenda maneira de resolver todos os
    meus problemas. Eu não teria que investir quase nada, e mais, sem me
    endividar novamente. Pensei: Por que não? “Pior do que eu estava não poderia ficar”.
    Segui as instruções correta e minuciosamente.
    Enviei, inicialmente, 250 e-mails, e o dinheiro começou a chegar.
    Vagarosamente no início, mas após algumas semanas eu estava recebendo mais e-mails do
    que poderia ter em um dia. Passados três meses, mais ou menos, o dinheiro parou
    de chegar. Como tinha feito um registro preciso do dinheiro recebido, fiquei
    estarrecido. O final totalizava R$
    111.972,00 (Cento e Onze mil,Novecentos e Setenta e Dois Reais) Fantástico!!!
    Paguei todas as minhas dívidas, comprei um carro novo, uma bela casa e enviei
    de forma intercalada (quatro vezes de 250) mais 1.000 cartas/e-mails. Em
    quatro meses, aproximadamente, recebi R$ 447.888,00 Quatrocentos e Quarenta e
    Sete Mil Oitocentos e Oitenta e Oito Reais). Leia atentamente, isso pode
    mudar sua vida para sempre. Lembre-se: este programa não funciona, se não for
    colocado em prática de forma correta e como indicado nas instruções adiante.
    Esta é uma grande oportunidade, com pouquíssimo custo ou risco.
    Siga o texto:
    Por favor, siga estas diretrizes EXATAMENTE como descritas e você poderá
    ganhar muito dinheiro num espaço de 15 a 30 dias. Este programa permanece
    próspero por causa da honestidade,obediência e integridade dos participantes.Aqui
    estão os quatro passos fáceis para sucesso:
    1º Passo – Envie 1 real a todos da lista: Coloque a nota de um real num
    envelope e deposite no caixa eletrônico ( Depósito por Envelope ) ; ou se preferir
    transfira na conta bancária diretamente.Nunca troque o numero 6 ;porquê nossa participação com os lucros .Contamos com a sua honestidade!!!!

    1)Samuel F. Araújo – Bradesco – Ag. 3053-8 C/C 4508-0

    2)Izabel P. Cardoso – Bradesco – Bradesco – Ag. 0578 C/C.
    007854-9

    3) Aleksand Fernandes da Silva –Bradesco- Ag 0436-7 c/c 392205-7

    4)Francielli Braga – Caixa Econômica F. – Ag. 0419 c/c. 013 00005038-5

    5)Carlos A. Tavares – Unibanco- Ag.0392, conta 221799; banco 409.

    6)Anicia Assunção – Bradesco – Ag. 0578 C/C.
    007854-9

    LEMBRE-SE: Seu “Único Investimento” são apenas “R$ 6,00” é um valor
    muito pequeno para a “GRANDE POSSIBILIDADE” de “Você GANHAR muito
    DINHEIRO!!!” (Depósito no Envelope ou transferência apenas).
    OB:se você não enviar o dinheiro não receberá nada.
    2º Passo – Agora tire o nome do 1º participante da lista e eleve uma posição
    acima, O 2º vai para o primeiro da lista, o terceiro vai para o 2º e assim
    sucessivamente, e coloque seu nome, seu banco, sua agencia e conta corrente no
    6º da lista.

    3º Passo – Mude o que você quiser, mas tente manter a sua mensagem o mais
    parecido possível com essa. Agora, poste seu artigo modificado (ou esse meu
    mesmo, não esquecendo a ordem de mudar a ordem dos nomes e acrescentar o seu)
    para pelo menos 200 fóruns ou newsgroups diferentes (A UOL diz em sua homepage
    que existem mais de 20,000 newsgroups, informe-se lá na parte de fórum se você
    não souber)(Você pode usar também os fóruns da Google, Bol, Ubbi, Hotmail,
    Terra,etc…) ou mande emails para seus amigos, divulgue em uma
    homepaget….Tudo que você necessita é 200 e-mails, mas lembre-se, quanto mais você mandar,
    mais DINHEIRO você ganhará!
    IMPORTANTE: Você não adquirirá muito a menos que você poste como louco!!!!
    A melhor maneira de postar é colocar um título chamativo que fique visível
    para todos, como:”GANHE DINHEIRO FÁCIL” ou “COMO TRANSFORMAR R$ 6,00 EM R$
    6.000,00”, “R$ 6,00 FAZ FALTA PARA VOCÊ? + ELE PODERÁ MUDAR SUA VIDA!!!”
    NÃO PARE DE LER ESTE ARTIGO, NO FINAL VC QUEM DECIDE
    Para copiar esta mensagem: Selecione o texto (Ctrl + T) e após selecionar,
    copiar o texto (Ctrl + C). Abra o word ou bloco de notas ou wordpad e colar o
    texto (Ctrl + V) altere os dados na relação de depósitos (tirando o 1º da
    lista e subindo os de baixo e colocando o seu NOME, BANCO, AGENCIA E CONTA na 6º
    lugar da lista.) para finalizar salve este arquivo. Para colocar o texto
    deste arquivo no FORUM e NEWGROUPS
    é só copiar (Ctrl + C) e colar (Ctrl + V) na mensagem a ser enviada para os
    FORUM e NEWGROUPS. (Simples e Fácil né!!!). Lembre-se que este programa
    funciona sempre, quando você precisar de dinheiro, você pode usar ele novamente.
    A BASE DESTE PROGRAMA: Compromisso, Responsabilidade, Honestidade,
    Integridade e Rapidez, estes são os fundamentos principais para “Nosso Sucesso”.
    Agora você pode se perguntar de onde é que saí o dinheiro que receberei!!!
    Pois bem, entenda o seguinte: Milhares e milhares de pessoas estão plugadas
    diariamente na internet e receberão direta e indiretamente esta mesma proposta.
    Elas desejarão como você ganhar esta dinheirama toda hora.
    Atenderão aos requisitos e depositarão os R$6,00. Este sistema de
    cooperativismo acumulativo lucra com os novos integrantes que aceitam participar DESTE
    PROGRAMA. Após ter enviado os R$6,00 você manteve aqueles que começaram antes
    de você em lucratividade e passa a fazer parte do ciclo.
    É algo que se baseia na inteligência, bom senso e honestidade.
    Nossos integrantes possuem contato na WEB via IP e todas coordenadas
    relativas a esse programa de cooperativismo acumulativo são lançadas num gerenciador
    fidedigno de credibilidade. Aqueles que não cumprem com sua parcela de R$6,00
    são exclusos dos procedimentos posteriores.
    Olhe isto deste modo: Se você for HONESTO, o programa sempre continuará e o
    dinheiro que tantos outros já receberam virá também para você, devido à sua
    contribuição de R$6.00.
    *NOTA: Seu nome subirá na lista a cada remessa de forma que quando seu nome
    alcançar o “1º LUGAR NA RELAÇÃO” você já terá recebido milhares de reais em
    DINHEIRO VIVO!!! Lembre-se que você só investiu R$6.00.
    (R$1.00 para cada uma das seis pessoas listadas acima).
    LEMBRE-SE, QUANTO MAIS MENSAGENS VOCÊ ENVIAR AOS NEWSGROUPS
    DIFERENTES, MAIS DINHEIRO VOCÊ GANHARÁ.
    Você começará a receber dinheiro dentro de dias! Agora o PORQUÊ de você
    receber esse dinheiro: Vou explicar numericamente agora, preste atenção:
    CLARO AGORA VOU EXPLICAR COMO VC VAI GANHAR TANTO DINHEIRO E EU SEI QUE VC
    VAI ENTENDER;
    VAMOS CALCULAR: Vamos dizer que das 200 mensagens que eu enviei eu receba só
    5 respostas (um exemplo muito ruim e baixo, quase impossível).
    Então receberei R$5,00 com meu nome na 6ª posição da lista.
    Agora, cada uma das 5 pessoas que há pouco me enviaram R$1.00 enviam mais 200
    mensagens para outros lugares diferentes, cada com o meu nome agora na 5ª
    posição da lista, 5 pessoas multiplicado por 5 é igual
    a 25 pessoas, vezes R$ 1,00 é igual a R$25.00 de ganho.
    Agora, cada uma dessas 25 pessoas envia mais 200 mensagens para outros
    lugares diferentes, com meu nome na posição 4ª posição da lista. E, vamos supor,
    que novamente somente 5 indivíduos respondam para cada um dos 25 remetentes,
    totalizará 125 pessoas e eu receberei então mais R$125.00!
    Agora, essas 125 pessoas postam mais 200 mensagens para outros lugares
    diferentes, com meu nome na posição 3ª posição da lista. E, vamos supor, que
    novamente somente 5 indivíduos respondam, totalizará 625 pessoas e eu ganharei mais
    R$625.00! OK! Agora aqui é a parte divertida, cada dessas 625 pessoas postam
    mais 200 mensagens para outros lugares diferentes, com meu nome na posição 2ª
    posição da lista. E, cada um obtém somente 5 retornos. Teremos um total de
    3.125 retornos de R$ 1,00. Isso me rende mais R$
    3,125.00!!! Finalmente, essas 3.125 pessoas também postem mais 200 mensagens
    para outros lugares diferentes, com meu nome na posição 1ª posição da lista.
    E, se ainda apenas 5 pessoas retornem teremos um total de 15.625 pessoas, que
    me dará um ganho de R$15,625,00! Inacreditável, com o pequeno Investimento de
    “Apenas R$ 6,00” eu ganhei a bagatela de R$ 19.530,00. O mais incrível ainda,
    com apenas o retorno
    de 2,5% (05 retorno por cada das 200 mensagens enviadas) que eu e meus
    parceiros mandamos.
    PORTANTO ESTA É A OPORTUNIDADE DE MUDAR SUA VIDA! DEPOSITE AGORA (JÁ)
    E ENVIE SUAS MENSAGENS NOS FORUNS E NEWSGROUPS DIFERENTES, QUANTO MAIS,
    MELHOR!!! . . . Vamos Logo!, Vá as Agências bancárias e efetue o Depósito Como eu
    fiz, esta corrente é segura e monitorada, por isso entrei e tive retorno.
    Obrigado e espero poder depositar para você um dia e conto com sua honestidade.Que você ganhe muito dinheiro.

  10. Curva de Vento Ascendente disse:

    olá. gostaria de parabenizá-la pela pesquisa. me interesso muito pelos estilos e técnicas vocais e pelas muitas possibilidades de fazer sons com a voz.
    deixo minha humilde contribuição para a pesquisa sitando tb um estilo que nunca ouvi, e se acredita que tenha sido extinto.
    trata-se do canto gutural ainu, que se chama-se Rekuhkara, executado em dupla, e praticado pelas mulhers ainu. uma delas faz um tubo com as mãos, levando-as à boca, tanto da parceira qt à sua própria boca. uma canta, e a outra fecha a glote, uilizando a cavidade bucal como câmara de ressonância.
    creio que seja isso, ms nunca vi nem ouvi nenhum exemplo desse tipo de vocal.
    mais uma vez parabéns pela pesquisa.

    Curva de Vento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s