mad terrae

Publicado: dezembro 23, 2006 em Musica

Escrevi esse texto quando  concebia o projeto da Orquestra Mediterranea em agosto de 2005.Braudel é o cara que mais conhece o Mediterraneo e ele descreve como ninguem as caracteristicas desse lugar. Me espelhei no Braudel e escrevi o que acho que é musica do Mediterrâneo.

MAD TERRAE

A jornada mediterrânea – segundo Ferdinand Braudel – é a descoberta do mundo romano no Líbano, da pré -história na Sardenha, das cidades gregas na Sicília, da presença moura na Espanha ou da Turquia islâmica na Iugoslávia. As sucessivas migrações e as trocas entre os povos por séculos traçaram a história desse lugar que está carregado de lendas, nomes, religiões e canções que convivem em paz criando um impressionante mosaico multifacetado.

Sob o ponto de vista musical, a paisagem sonora parece confusa, mas na realidade, ela se mostra diversa, instigante e contrastante. Os quartos de tons dos árabes se mesclam com as escalas modais dos cantos gregos. Os cantos ornamentados contrastam com as árias austeras e lisas, a monofonia modal se confronta com as tradições polifônicas folclóricas sem mencionarmos a influência da harmonia ocidental.Nisso tudo, se encontra um ethosmusical mediterrâneo.

Anúncios
comentários
  1. Cyran Costa disse:

    Oi Magda,

    Acabei de receber o DVD da Orquestra Mediterrânea!!
    Não me contive em deixar um breve comentário aqui no seu site.
    O material gráfico (encarte, textos do folheto interno) está um brinco! E o material sonoro e visual então, nem se fala. Muito interessante a proposta, os músicos, as músicas e arranjos estão muito bem delineados, pena que a proposta não tenha uma maior continuidade de apresentações (etc). O documentário mostra muito bem o processo todo, e Tom Zé, como sempre, uma figura!
    Valeu,
    Fico por aqui, senão não seria um breve comentário; e sim um comentário ‘semibreve’.
    Até.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s